sexta-feira, 31 de julho de 2015

O Patrono dos Soldados Desprezado



Eu costumo dizer que o santo mais mal interpretado do mundo é o santo mais conhecido, São Francisco de Assis, e o santo mais desprezado é o santo que fundou a maior congregação de padres da Igreja, Santo Inácio de Loyola.

Santo Inácio é o patrono dos soldados. Ele, antes de sua total dedicação à Igreja e ao Papa (seja qual papa fosse), foi um soldado de muita bravura e que gostava de guerra e de duelos.

Conta-se que duelou várias vezes e chegou a duelar com um muçulmano que disse que Cristo não era Deus. Duelou e matou o muçulmano.

Então, foi atingido por uma bala de canhão, quando em guerra contra os franceses, sofreu várias cirurgias (sem anestesia), ficou muito tempo acamado e pediu livros para ler.

Foi convertido pelo livro acima, A Vida de Cristo, de Ludolph of Saxony.

Este livro nos deu um dos maiores santos da Igreja Católica, quanto à Igreja deve a Ludolph? Quanto o Brasil deve a Ludolph? Já que os jesuítas por aqui fundaram cidades, catequizaram (e protegeram) os índios, nos deram o grande padre Antônio Vieira, etc.

O Papa Francisco junta estes dois desprezados santos, pelo nome que escolheu e por ser membro da Companhia de Jesus, fundada por Santo Inácio. 

Hoje, o mundo é muito pacifista e afeminado para o grande Santo Inácio de Loyola.

Eu estudei em escola jesuíta, aprendi a amar Santo Inácio, e fico sempre muito triste ao ver a Companhia de Jesus redobradamente nos fornecer padres tão aversos à luta em defesa do cristianismo. Os jesuítas, em geral, realmente se perderam no mundo. São poucos os que se destacam e olham para Cristo.

Que os jesuítas e todos os cristãos aprendam novamente com Santo Inácio de Loyola.

Abaixo um vídeo da Rome Reports sobre Santo Inácio, com legenda abaixo:





Who was St. Ignatius of Loyola?

2015-07-31
He is mostly known for developing the Spiritual Exercises that Jesuits still follow to this day. But the Spanish theologian didn't always want to be a priest...

It all started after he was wounded in war against the French. As he recovered, he read two books: One was A life of Christ and the other, a book on the Life of Saints. 

He was moved and inspired, and so his spiritual conversion began

In 1534, he along with six young men,  including Francis Xavier, professed vows of poverty, chastity and obedience.

The Society of Jesus, was officially approved in 1540 by Pope Paul III. It's members became involved in evangelization missions, education, culture and social justice. 

Generations passed and difficult times followed.  The Order was suppressed in 1773 under orders of the Pope. But it was restored by the Vatican 41 years later in 1814. 

With roughly 17,000 Jesuit priests and brothers  worldwide, the Jesuits are the largest male religious order in the Catholic Church. It's most popular member is of course Pope Francis. 

It's an Order that started more than 400 years ago by St. Ignatius of Loyola... a young Spaniard who started reading about Jesus and Catholic Saints. 

KLH

3 comentários:

Adilson disse...

Boa note, nobre Pedro.

A postagem de hoje está multifaceta: nos traz certa tristeza mas nos enche de grande alegria. Explico: a imagem do livro, e sua dica, deveria ser leitura obrigatória em cada lar católico, mas até hoje eu o desconhecia. dada a tamanha ignorância possuo e certamente milhares de brasileiros também. Uma outra coisa, é a ausência das palavras e práticas de Santo Inácio nas homilias do papa Francisco, bem como a terrível infiltração de gente perversa que a ordem dos Jesuítas sofreu. É de derreter o coração e nos encher de angústia. Principalmente no Brasil, de onde eles foram expulsos, graças à covardia dos nobres e reis de Portugal. Resultado: só é olharmos o Brasil e logo vemos os frutos.

Por outro lado, as informações que você nos trouxe hoje nos dá uma sede danada para conhecer mais sobre esses dois santos.

Eu não sabia que você estudou num colégio jesuíta: fico feliz por isso. Concluo com duas obsrvações: 1) obrigado pelo vídeo e 2)Sabes dizer se o livro A VIda de Cristo possui tradução em português?

Abraços! Santo Inácio de Loyola, rogai por nós!

Pedro Erik Carneiro disse...

Infelizmente, Adilson, não encontrei ainda tradução nem em inglês. Mas vou continuar procurando.

Abraço
Pedro Erik

Flavio disse...

Satanás sempre em luta contra a Igreja: Os templários eram os soldados do Senhor, satanás infiltra e dali surge a maçonaria. Os Jesuítas eram os missionários do Reino....satanás infiltra-se para torna-los marxistas. O Vaticano II era a brisa de ar fresco para a Igreja....satanás polui o ar e asfixia a Igreja. Por isso o aviso de Jesus: Jejuai e orai sem cessar.